sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A Origem sobrenome Andrade

Andrade (varianteAndrada) 

É  um apelido de família da onomástica da língua portuguesa. Será que conseguiremos descobrir aqui através de nosso sobrenome, que não somos mais um no meio da multidão. 
VEM COMIGO, que não conhecesse este bordão de marca maior de um também Andrade, Luiz Felipe Goulart de Andrade (in memorian), estão prontos então vamos viajar!

A origem do apelido remontaria à Galiza, numa família cujo solar – a vila de Andrada – ficava entre Pontedeume, Ferrol e Vilalba, de cujas vilas o rei D. Henrique II fez mercê a seu privado Fernão Peres de Andrade, descendente de Bermudo Peres de Traba Freire de Andrada, que provinha dos antigos condes de Traba e Trastâmara

Os Andrades – ou Andradas – ligaram-se por diversas vezes aos Freires, razão por que os dois apelidos passaram a considerar-se indissociáveis, usando uns Andrade Freire, outros Freire de Andrade. Subsistiram também isoladamente


Veja aqui o termo usado:

Família aristocrata de Andrade

Família: Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

Aristócrata: Aristóteles chegou a afirmar que a aristocracia é opoder confiado aos melhores cidadãos, sem distinções de nascimento ou riqueza.

A esta família pertenceram alguns personagens importantes da história da Galiza, como:

Fernán Pérez de Andrade, o Bom

Nuno Freire de Andrade, o Mau

Os principais ramos portugueses provêm de Rui Freire de Andrade (1295–1362), que veio para Portugal com os seus dois filhos D. Nuno Rodrigues Freire de Andrade (c. 1300–1372), mais tarde 6º mestre da Ordem de Cristo, e Vasco Freire.
João Fernandes de Andrade, filho de Fernão Dias de Andrade e de D. Beatriz da Maia, serviu os reis D. Afonso V e D. João IInas tomadas de Arzila e de Tânger e, em recompensa dos seus serviços, teve mercê nova de armas (28 de Fevereiro de 1485), além da doação, na ilha da Madeira, das terras do Arco da Calheta.







A LENDA SOBRE OS ANDRADES E O CASTELO DA FOME...

EL CASTILLO DEL HAMBRE (LENDA POPULAR MEDIEVAL) A lenda que vou explicar, poder ter sido extraída de um livro ou ter sido ouvido da boca de ...